Imagem do artigo

Cinco coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista em grupo

As entrevistas em grupo podem ser bem estressantes…  

Quando você não é o único na sala, descobrir o que o entrevistador realmente quer de você pode parecer ainda mais difícil do que o normal. Você não apenas precisa se preparar para um novo formato (ex: perguntas de entrevista em grupo, encenações e atividades), mas também precisa levar em consideração a competição.

Então, qual é a melhor maneira de se destacar e o que você deve evitar de fazer?

Já cobrimos o que fazer e o que não fazer em uma entrevista em grupo, mas aqui estão mais algumas coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista em grupo:
 

1.       Esquecer que você está sempre sendo avaliado

Em quase todas as situações de avaliação em grupo, sua entrevista começa assim que você entra no prédio. E você sabe o que dizem sobre as primeiras impressões...

Muitos empregadores até pedem feedback a outros membros da empresa (incluindo a recepcionista) sobre o desempenho de todos os entrevistados na chegada, portanto, leve a etapa introdutória como uma oportunidade para se ter uma vantagem.

Afinal, suas interações iniciais com seus colegas entrevistados e com os funcionários da organização podem fazer aumentar ou diminuir suas chances.

E garantir que você seja positivo, amigável e educado o tempo todo não apenas demonstrará sua aptidão. Também provará que seu comportamento pessoal não é falso desde o início.
 

2.       Fazer comentários que não tenham significado

Na tentativa de contribuir o máximo possível, é tentador dizer absolutamente qualquer coisa apenas para que sua voz seja ouvida. Mas lembre-se: o que você diz é mais importante do que o quanto você fala.

Reserve um tempo para pensar antes de falar e, o mais importante, tenha confiança no que está dizendo.

Afinal, se sua resposta for preenchida com 'talvez', 'provavelmente' e 'desculpe', é improvável que você convença uma sala cheia de pessoas do que está dizendo.

Da mesma forma, responder a qualquer pergunta com uma resposta ensaiada fará tudo, exceto ajudá-lo a se destacar. Portanto, em vez de garantir que você seja sempre o primeiro a falar, encontre respostas que realmente impressionem o entrevistador e faça de você um candidato memorável. 
 

3.       Ser crítico
 
Julgamentos silenciosos (ex: olhares rudes e comentários maliciosos) não têm lugar em uma entrevista em grupo. Portanto, quando se trata de interagir com outros entrevistados, sempre jogue limpo.

Em vez de deixar a natureza competitiva da entrevista assumir o controle, é muito melhor que você trabalhe em conjunto com seus colegas entrevistados do que contra eles.

Afinal, as entrevistas em grupo geralmente são projetadas para testar sua capacidade de se dar bem com os outros e trabalhar em equipe, e colocar seus colegas entrevistados para baixo para você chegar ao topo definitivamente não é o melhor, não importa o quão sutil você ache que está sendo.

E, aos olhos do entrevistador, os melhores candidatos não precisarão se sentir superiores aos outros para demonstrar suas habilidades.


4.       Copiar os outros

Não importa o quão bem você pense que os outros candidatos estejam, copiar suas respostas, táticas ou atitudes não o levará a lugar nenhum, por dois motivos principais:

Em primeiro lugar, não o tornará único ou memorável. E segundo, eles podem não estar se saindo tão bem quanto você pensa.

Por exemplo, você pode ver alguém que é excessivamente confiante e que mostra boas habilidades de liderança. Mas mesmo que você ache que eles são impressionantes o suficiente para conseguir o emprego, o entrevistador pode vê-lo de maneira diferente.

Em vez disso, use suas próprias habilidades, experiência e personalidade, e destaque-se de uma maneira diferente de todos os outros. Situações para quebrar o gelo, em particular, são uma ótima maneira de mostrar sua individualidade, portanto, sempre pense em algumas coisas distintas para dizer sobre você.
 

5.       Recusar a receber críticas

Lembre-se: você nem sempre estará certo (apesar do quanto possa parecer que sim naquele momento).

As entrevistas em grupo não são diferentes. E receber todo o feedback e críticas é importante para mostrar que você sabe ouvir, que pode melhorar e entender o ponto de vista de outras pessoas.

Permitir que outros candidatos se manifestem não prejudicará suas chances de ser considerado para a vaga (provavelmente as melhorará), e nem é errado, desde que você não reaja com um argumento defensivo e/ou mal humorado.

Apoiar seu ponto de vista com um bom raciocínio te ajudará, mas, mesmo assim, sempre leve tudo em consideração.

Porque ninguém quer contratar uma pessoa que não possa aceitar um pouco de crítica...


Se você ainda não tem certeza do que esperar, leia nosso guia sobre como responder as perguntas de entrevista em grupo.


Ainda está procurando a sua posição perfeita? Veja todas as vagas disponíveis