Imagem do artigo

Como conseguir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Sentindo-se muito cansado? Verifique o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal...

Embora ter uma carreira de sucesso seja uma parte importante da vida de muitas pessoas, também é importante encontrar um bom equilíbrio entre seu trabalho e sua vida pessoal. Isso não é apenas ótimo para o seu bem-estar, mas também garante que você obtenha o melhor dos dois aspectos da sua vida.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar (e nossos conselhos sobre como alcançá-lo):


O que é um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Simplificando, um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a quantidade de tempo e o foco que uma pessoa dedica ao trabalho em relação a outros aspectos da vida, seja criando uma família, hobbies, relaxando ou qualquer outra coisa.

Ao mantê-lo, você melhorará sua felicidade e bem-estar em geral e, por sua vez, contribuirá para um ambiente saudável enquanto estiver trabalhando.

O equilíbrio exato que você tem entre sua vida profissional e pessoal pode variar de acordo com sua idade, objetivos de carreira e outros compromissos, mas não importa qual trabalho você faça ou quais sejam suas responsabilidades fora do trabalho, é absolutamente essencial manter o equilíbrio tanto quanto possível.

 
Por que preciso de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

A falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ter seu preço de várias maneiras; fisicamente, emocionalmente e financeiramente. Não só pode causar um colapso nos relacionamentos, como também pode impedir o desempenho do seu trabalho.

Aqui estão alguns motivos para prestar atenção ao seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal:

  • Evite se cansar de mais. Além de criar problemas em sua vida pessoal, trabalhar demais também pode afetar sua carreira. Afinal, você nunca faz o seu melhor trabalho quando está exausto (e/ou irritado). Também não parece bom da perspectiva do seu chefe.
  • Reduza o estresse: Uma pessoa que não alcança um equilíbrio satisfatório entre trabalho e vida pessoal pode acabar gerando estresse extra em sua vida. Como todos sabemos, o estresse, quando permitido, geralmente causa efeitos colaterais que podem levar a problemas de saúde e sofrimento pessoal.
  • Cumpra seus objetivos pessoais e profissionais. Embora possa parecer que quanto mais você trabalha, mais sucesso terá, nem sempre é esse o caso. De fato, não dar um tempo para si mesmo pode na verdade diminuir a qualidade do seu trabalho, comprometendo, portanto, suas oportunidades de progressão.


Como posso obter um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

O primeiro passo para alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal é pensar nas demandas atuais de sua vida profissional e pessoal.

Em seguida, você poderá estabelecer seu próprio conjunto de regras que permitem encontrar o equilíbrio certo entre cada uma.

Você pode fazer isso:

  • Crie limites realistas entre itens de trabalho e itens que não são de trabalho. Seja dando a si mesmo um dia de trabalho claro (por exemplo, oito horas) e garantindo que você não exagere, ou resistindo ao desejo de verificar seus e-mails nos dias de folga, existem várias maneiras de manter seu trabalho e sua vida pessoal separados.
  • Priorize tarefas e eventos. Desde a definição de metas alcançáveis ​​até a organização de suas tarefas, existem várias maneiras de garantir seu foco sempre na coisa mais importante, seja no trabalho ou em casa.
  • Reserve um tempo para você. Faça uma pausa para relaxar e se divertir pelo menos uma vez por dia. Seja para jantar com os amigos ou simplesmente acompanhar a sua mais recente série Netflix, ele fará maravilhas pelo seu bem-estar.
  • Aprenda a dizer não. Pode ser fácil se sobrecarregar dizendo sim a todas as tarefas que surjam no seu caminho, mas não sinta que precisa fazer tudo. Em vez disso, descubra se você realmente tem tempo e energia avaliando sua carga de trabalho primeiro. Não há problema em dizer não às vezes.
 

Por que meu empregador incentivaria esse equilíbrio?

Não é apenas você quem se beneficiará de um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Seu empregador também tem interesse em sua felicidade e se esforçará para incentivá-la de qualquer maneira.

Isto porque:

  • Um trabalhador feliz resulta em maior produtividade para uma empresa
  • Se um funcionário sair da empresa devido a excesso de trabalho, há custos
  • Oferecer uma gama de opções de trabalho flexíveis é uma ótima maneira de vencer a concorrência e atrair os melhores candidatos

Ainda está procurando a sua posição perfeita? Visualize todos os empregos disponíveis