Imagem do artigo

Como procurar empregos online

A procura eficaz de emprego geralmente é uma questão de usar as ferramentas certas.

Uma das ferramentas mais eficazes é, sem dúvida, a de pesquisa de emprego. No entanto, se você é um candidato experiente ou nunca usou uma pesquisa de emprego antes, é um desafio garantir que você esteja usando a função de pesquisa da maneira mais eficaz possível. Principalmente quando você não está ciente de quais são todas as opções.

 
Aqui está um breve guia sobre como procurar empregos e algumas de nossas principais dicas para garantir que seus resultados sejam os mais relevantes possíveis.

 
1.       Pesquise por palavras-chave
 
A maneira mais popular de procurar a maioria dos empregos é usar palavras-chave.

A pesquisa por palavra-chave permite personalizar sua pesquisa, oferecendo maior controle sobre os resultados.

Você pode optar por pesquisar por cargo, qualificação, regalias ou qualquer outra palavra ou frase que deseje ver na descrição do cargo.

Nossa principal dica: combine palavras e frases com E, OU, NÃO, “aspas” e parênteses, para limitar, ampliar e definir sua pesquisa com mais precisão, permitindo que você encontre exatamente o que está procurando.

Por exemplo, se você estiver pesquisando cargo de assistente de contabilidade, mas também considera alguma outra função na contabilidade, pesquisar "Assistente de contabilidade" OU "Contabilista" retornará resultados para os dois cargos.

 
2.       Pesquise apenas por cargo

A pesquisa por palavras-chave é uma ótima forma para encontrar palavras específicas; no entanto, seus resultados geralmente incluem se o termo é mencionado em qualquer lugar dentro da descrição do trabalho.

Se você estiver procurando por um cargo específico, a maioria dos sites de empregos permitem que você o escolha como opção. Portanto, você pode simplesmente encontrar todos os cargos de Assistente de Contabilidade, por exemplo.

Nossa principal dica: se pesquisar apenas o cargo, tenha cuidado para não se limitar a um termo. Um trabalho de assistente de vendas, por exemplo, pode ser referido de várias maneiras diferentes; portanto, inclua todos os exemplos para conseguir os melhores resultados.


3.       Pesquise por filtros

Além das palavras-chave, você pode filtrar seus resultados para encontrar as vagas certas.

Os filtros incluem reduzir sua pesquisa por variáveis ​​importantes, tais como faixa salarial, localização e setor. Por exemplo, se você deseja procurar vagas apenas a 15 quilômetros de onde vive, e que pague um valor mínimo, é possível, permitindo assim evitar quaisquer problemas relacionados ao salário desejado e deslocamento ao longo do processo.

Nossa principal dica: se você não está satisfeito com os resultados, mas não se importa de viajar, tente ampliar sua localização gradualmente para melhorar sua pesquisa. A maioria dos sites define uma distância padrão para cada pesquisa, o que pode estar limitando as vagas oferecidas.
 

4.       Pesquise por localização

Se você estiver procurando emprego em um local específico, inclua isso em sua pesquisa.

Quanto mais específico você for com a localização, melhor. Portanto, se deseja trabalhar em uma cidade específica ou ficar perto de casa em uma área menor, quanto mais você puder identificar onde deseja estar, mais chances terá de encontrar um emprego que atenda aos seus principais critérios.

Nossa principal dica: para garantir que o trabalho esteja a uma distância adequada, insira seu próprio código postal na pesquisa. Você pode usar filtros para aumentar ou diminuir a distância até sua casa.
 

5.       Pesquise por setor

Se você está procurando emprego em um setor específico, mas não sabe por onde começar, pesquisar por setores é uma ótima maneira de ver o que está disponível.

Depois de selecionar o setor escolhido, você geralmente receberá uma lista de possíveis cargos e poderá ver o número de vagas disponíveis listadas sob esse título.

Nossa principal dica: os setores são um bom ponto de partida, mas não dependam muito deles. Algumas empresas listam funções com base em seu próprio setor, e alguns cargos podem ser aplicáveis ​​a várias profissões diferentes, o que significa que você pode perder a função certa.
 

6.       Pesquise pelos mais recentes

Para economizar tempo gasto lendo as mesmas funções, altere seu parâmetro de pesquisa para ordenar os resultados pela data de publicação.

Portanto, em vez de ver os trabalhos mais relevantes para a sua pesquisa, você pode ver primeiro as vagas mais recentes, algo que será particularmente eficaz se você estiver pesquisando regularmente.

Nossa principal dica: anote o trabalho mais recente que você vê. Dessa forma, na próxima vez em que pesquisar, você poderá pular rapidamente para a última vaga que visualizou e começar a pesquisar as que não viu ainda.


7.       Salve suas pesquisas e tenha alertas de e-mails 

Finalmente, quando estiver satisfeito com sua pesquisa e achar que os resultados são relevantes para o que você está procurando, salve os detalhes.

Isso não apenas economizará tempo preenchendo os detalhes toda vez que você pesquisar, mas os dados poderão ser usados ​​para configurar 'alertas de pesquisa'. Portanto, mesmo se você não tiver tempo para procurar durante o dia, todos os trabalhos semelhantes serão enviados diretamente para sua caixa de entrada, o que significa que você nunca mais perderá uma oportunidade.

Nossa principal dica: lembre-se de que você pode nomear cada uma de suas pesquisas salvas, o que significa que você pode identificar rapidamente qual é qual quando receber na caixa de entrada de e-mail