Imagem do artigo

Como responder: quais seus principais pontos fortes ou qualidades?

Não é muito bom em se auto promover?

Falar sobre seus pontos fortes em uma entrevista pode ser difícil, especialmente se não tiver facilidade com isso. E, além de encontrar a linha tênue entre orgulho e arrogância, você também deve evitar recorrer a respostas clichês (vamos ser sinceros, quem não trabalha duro?).

Já abordamos algumas das perguntas mais comuns de uma entrevista que podem aparecer, mas aqui está o nosso conselho sobre como responder: 'Quais são seus pontos fortes?'


A verdadeira questão

O que eles estão perguntando:  'Quais são seus pontos fortes?'

O que eles estão realmente perguntando:  'Você realmente se conhece e você sabe qual é o nosso problema aqui?'

OK, então eles querem que você fale sobre seus pontos fortes; parece bastante simples. Mas qual é a pegadinha?

Você também precisa mostrar ao entrevistador como esses pontos fortes resolverão seus problemas, certificando-se de que eles são baseados nos principais requisitos para o trabalho, e comparando com suas melhores realizações até agora.

Portanto, vá com calma nos adjetivos e pense em dados concretos.

Etapa 1: Crie uma nova lista com seus pontos fortes

Todo mundo tem uma lista de seus pontos fortes; você tem isso na cabeça há anos, raramente muda e pode ou não ser totalmente preciso.

É uma mistura de fatos e desejos, inspirados em seu trabalho, amigos e, convenhamos, o que você acha que um empregador deseja ouvir? Infelizmente, essa lista antiga e empoeirada é o oposto do que eles estão procurando.

O que realmente é necessário é uma nova lista de pontos fortes, usando seu conhecimento aprofundado da descrição do cargo, juntamente com as realizações mais impressionantes (e relevantes).

Etapa 2: Escolha sabiamente seus pontos fortes

Quando se trata de criar sua lista atualizada de pontos fortes, é importante escolher aqueles que se encaixam melhor no enredo.

Você pode usá-lo para demonstrar progressão e desenvolvimento, ou é genérico demais para quantificar? Afinal, é difícil produzir uma história interessante sobre você sendo apenas trabalhador e confiável.

Portanto, em vez de optar pelo óbvio, escolha algo que tenha sido demonstrado consistentemente ao longo de sua carreira/formação, seja ajudando a obter excelentes resultados no trabalho, ganhando elogios de seus colegas ou gerente ou até ganhando uma promoção.

Porque se você não é capaz de dar qualquer contexto, não haverá nenhuma maneira de se destacar da multidão.

Etapa 3: Dê exemplos

Por fim, você precisa sustentar suas reivindicações.

Claro, você pode achar que usar um monte de adjetivos agradáveis fará as pessoas pensarem que você é um bom profissional, versátil, inteligente, mas isso não ajudará a resolver o problema do empregador.

Em outras palavras, essas qualidades podem ser necessárias, mas não são suficientes. Adjetivos não podem atender clientes, escrever relatórios financeiros ou dirigir uma empilhadeira. Mas exemplos sólidos e tangíveis que demonstram com precisão seu ponto forte? Eles podem.

Então, para cada ponto forte; explique o contexto em que foi usado, descreva o impacto que teve e forneça o elemento que todos os empregadores estão procurando - resultados (por exemplo, transformações, sucessos, realizações).


Exemplo de resposta

Eu sempre fui muito bom em ler mercados e ficar em sintonia com eles. Por exemplo, de todos os compradores do meu setor, fui o primeiro a perceber que nossas lojas poderiam ganhar dinheiro vendendo acessórios para celulares (com cores diferentes para combinar com roupas diferentes, por exemplo), mesmo sendo um varejista em moda.

Meu gerente confia em mim para identificar tendências, então ele me permitiu experimentar e agora nossa linha de tecnologia é a categoria que mais cresce na loja.

Ele teve um grande impacto na empresa, porque deixou as pessoas dispostas a experimentar outras linhas de tecnologia, então agora também estamos indo bem com coisas como fones de ouvido. Acho que meu sucesso em detectar tendências foi o motivo pelo qual eles me promoveram como principal vendedor. Agora sou responsável por ajudar outros vendedores a desenvolver suas habilidades para identificar tendências, e tenho certeza de que também poderia trazer essas habilidades para este trabalho.
 

Precisa de mais perguntas para entrevistas?

Infelizmente, não podemos ajudá-lo a prever exatamente quais perguntas da entrevista surgirão no grande dia. No entanto, podemos ajudá-lo a se preparar para todas as eventualidades e evitar pesadelos nas entrevistas.


Ainda está procurando a sua posição perfeita? Visualize todos os empregos disponíveis